Dicas diabetes infantil

📣 DICA DA NUTRICIONISTA

Dicas diabetes infantil

📣 DICA DA NUTRICIONISTA

Você sabe o que é DIABETES INFANTO-JUVENIL?

O diabetes tipo 1, também chamado diabetes insulinodependente, ou diabetes infanto-juvenil, é uma doença auto-imune, onde o pâncreas do indivíduo deixa de produzir a insulina, hormônio responsável por transportar a glicose para dentro das células. Isso faz com que as taxas de glicose circulantes no sangue sejam muito altas. Recebe a denominação infanto-juvenil por acometer principalmente crianças e adolescentes, e em menor proporção, adultos jovens. Os principais sintomas são:
– Aumento do apetite em conjunto com perda de peso acentuada e rápida;
– Sede em excesso;
– Vontade de fazer xixi várias vezes ao dia, inclusive a noite;
РViṣo emba̤ada;
РFadiga e cansa̤o fortes, ao menor esfor̤o;
РEm crian̤as menores, pode ocasionar atraso no crescimento.
O tratamento consiste em administração diária de insulina, e quanto mais cedo for feito o diagnóstico, menores são as chances de complicações, que incluem problemas renais, de circulação sanguínea e de visão, podendo até causar a cegueira. Em casos graves, as taxas de glicose muito altas podem levar ao coma.
Quanto à alimentação, é necessária a restrição do açúcar, principal responsável pela alteração nas taxas de glicose, bem como com os demais carboidratos (pão, massas, arroz, batata, etc), a fim de manter as taxas de glicose o mais próximas da normalidade possíveis. A contagem de carboidratos é peça fundamental no tratamento, e a orientação de um nutricionista é peça chave.
Ao perceber quaisquer um dos sinais relatados acima, procure um médico.
GISLAINE CARVALHO DE QUADROS
NUTRICIONISTA
CRN 8 7070
Departamento Municipal de Saúde

#saudeparatodos
#saudeportoamazonas
#saudenaopara