Projeto Arte

Projeto “Arte na Escarpa” leva população de Porto Amazonas a contar e assistir suas histórias no palco

Projeto Arte
Projeto arte imagem

No próximo dia 7 de julho (sexta-feira), às 19h30, os moradores de Porto Amazonas terão a oportunidade de ver suas memórias transformadas em peça teatral. O projeto “Arte na Escarpa” promoverá, no Centro de Convenções, a apresentação do espetáculo “Pequenas memórias da imensa Escarpa Devoniana”, no qual atores amadores de Porto Amazonas e Região sobem ao palco ao lado de profissionais.

Segundo a idealizadora do “Arte na Escarpa”, a jornalista e escritora Joanita Ramos, o projeto partiu de uma investigação feita por crianças de escolas municipais, que entrevistaram os detentores das histórias locais, para levantar “bons causos” que pudessem ser contados por meio de uma peça de teatro. Depois disso, conta Joanita, “dentro de uma metodologia que instigou o conhecimento, a contemplação e a interpretação artística da Escarpa por aqueles que a habitam, chegamos ao texto final da peça”.

O próximo passo foi a realização de mutirões criativos nas próprias comunidades, que revelaram talentos locais de interpretação teatral, da música e também para auxiliar na elaboração de figurinos, cenário e adereços. Este processo contou com a participação de experientes profissionais do teatro paranaense como o diretor Enéas Lour, os atores Thadeu Peronne e Flora Vieira Chagas, além do músico Beto Colaço. Foram eles que, durante mais de três meses, trabalharam na orientação das pessoas que aceitaram o desafio de participar da construção do espetáculo.

O Espetáculo

Em “Pequenas memórias da imensa Escarpa Devoniana”, um velho tropeiro e contador de causos se diverte assustando os mais novos, até ser procurado por uma jornalista que busca informações sobre tropeirismo. Ela se interessa também em tê-lo como guia para chegar à toca de uma onça – onde, supostamente, foi morta a última pintada da Região. A esposa do tropeiro, Nhá Justina, é uma incentivadora da leitura e do teatro entre a juventude rural. E, assim, na intersecção entre as fantasias de uns e a noção de realidade e outros, os personagens vão se transformando até a “cena final”.

Além do espetáculo em si, o “Arte na Escarpa” também possibilitou que agentes culturais de diversas cidades da Região pudessem experienciar a idealização e elaboração de um projeto cultural pensado para as suas próprias localidades. Nas capacitações realizadas, estiveram presentes representantes das cidades de Balsa Nova, Candói, Cantagalo, Porto Amazonas e Fernandes Pinheiro.

Antes de Porto Amazonas, o espetáculo “Pequenas memórias da imensa Escarpa Devoniana”, foi apresentado em São Luiz do Purunã, São João do Triunfo, Fernandes Pinheiro e Balsa Nova. Sempre com entrada franca.

“Arte na Escarpa” tem a coordenação de Paulo Blitos e Joanita Ramos. Ela e Enéas Lour ficaram responsáveis pela dramaturgia e direção do trabalho, que envolveu quase trinta pessoas de três diferentes cidades. Este é um projeto aprovado no Programa Estadual de Incentivo à Cultura, Profice, da Secretaria de Estado de Estado da Cultura, Governo do Estado do Paraná. O apoio é da Copel e da Tigre, e conta, ainda, com parcerias das prefeituras dos municípios de São João do Triunfo, Fernandes Pinheiro, Porto Amazonas e Balsa Nova.

Espetáculo: “Pequenas memórias da imensa Escarpa Devoniana”

Local: Centro de Convenções de Porto Amazonas (Rua Duque de Caxias, 32-34 – Centro)

Data: 7 de julho (sexta-feira)

Ingresso: Entrada franca

Classificação etária: Livre

Mais informações de imprensa com Antonio Carlos pelo fone 99972-4792.